quinta-feira, 30 de agosto de 2018

São Sebastião como Oxossi, na Umbanda

Da semelhança entre a iconografia de São Sebastião e Baldur ou Balder
  https://josecarloslima.blogspot.com/2018/08/a-carta-de-hoje-baeldaeg-o-belo-deus.html


Oxossi na Umbanda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Oxóssi na Umbanda é considerado patrono da linha dos caboclos, atuando para o bem-estar físico e espiritual dos seres humanos.
Segundo esta religião, Oxóssi é figura representativa de uma das sete forças principais de Deus: a força da luta, do trabalho, da providência e da afirmação positiva. Assim, para a Umbanda, Oxóssi representa uma das sete forças primordiais de Deus, pertencendo ao pólo positivo das energias espirituais, expandindo, irradiando e impelindo os seres para a construção vigorosa de seus destinos, bem como garantindo que os mais fragilizados encontrem doutrinação firme e amorosa, desenvolvendo seu saber religioso e sua fé.
A figura de Oxóssi tem origem na mitologia africana, para a qual seria um antepassado africano divinizado, filho de Yemanjá, irmão de Omulu-Obaluayê e rei da cidade de Oyó, localizada na África sudanesa - de onde provêm os povos nagô (keto, ijexá e oyó) e mina-jeje. Também é considerado o caçador por excelência; o arqueiro de uma flecha só - sempre certeira.
Umbanda, considerada por muitos como fundada em 1908, é expressão do sincretismo ocorrido no Brasil em razão da perseguição religiosa aos cultos africanos. Por reunir elementos africanos, espiritualistas e cristãos, a figura de Oxóssi pode aparecer, muitas vezes, misturada à figura católica de São Sebastião, nos estados de São PauloRio de Janeiro e estados do demais centro -sul do Brasil, e São Jorge, no estado da Bahia.



Feeds:
 
Artigos
 
Comentários

Sincretismo

roda-dos-orixas
Durante o período da Escravatura no Brasil, nas senzalas, para poderem cultuar os seus Orixás, Inkices e Voduns, os negros foram obrigados a usar como camuflagem altares com as imagens de santos católicos, cujas características melhor correspondiam às suas Divindades Africanas, e por baixo desses altares escondiam os assentamentos dos Orixás, dando assim origem ao chamado Sincretismo. Mesmo usando imagens e crucifixos, os seus cultos e rituais inspiravam perseguições por parte das autoridades e pela Igreja, que viam o Candomblé como paganismo e bruxaria.
Sabe-se hoje, segundo alguns pesquisadores, que este sincretismo já teria começado em África, induzido pelos próprios missionários para facilitar a conversão dos indígenas.
Depois da libertação dos escravos, começaram então a surgir as primeiras casas de Candomblé, e é um facto que o Candomblé durante os séculos tenha incorporado muitos elementos do Cristianismo. Crucifixos e imagens eram exibidos nos templos, os Orixás eram frequentemente identificados com Santos Católicos, e algumas casas de Candomblé também incorporam entidades Caboclos, que eram consideradas pagans, como os Orixás.
No entanto, nos últimos anos, tem aumentado um movimento “fundamentalista” em algumas casas de Candomblé, que rejeitam o sincretismo com os elementos Cristãos e procuram recriar o candomblé “mais puro”, baseado exclusivamente nos elementos Africanos.
Em todo o caso, porque esta tendência ainda subsiste, e também para que se perceba a lógica do Sincretismo, abaixo encontra o quadro que o ilustra, em relação aos principais Orixás cultuados no Candomblé.
Conhecendo as característica e atributos de cada Orixá, e conhecendo também os santos católicos, facilmente perceberá as razões que levaram ao Sincretismo ou correspondência de cada Orixá com um determinado santo católico.
Datas comemorativas dos Orixás e Sincretismo
Dias
Orixá
Sincretismo
15/01
Oxalá
Jesus Cristo
20/01
Oxóssi
São Sebastião
02/02
Iemanjá
Nossa Senhora dos Navegantes
19/04
Logun Edé
Santo Expedito
23/04
Ogum
São Jorge
30/05
Obá
Santa Joana d’Arc
13/06
Exú
Santo António
24/06
Xangô
São João Baptista
26/07
Nanã
Sant’Ana
24/08
Oxumaré
São Bartolomeu
27/09
Ibeji
Santos Cosme e Damião
05/10
Ossaim
São Roque
02/11
Omulú
São Lázaro
04/12
Iansã
Santa Bárbara
08/12
Oxum
Nossa Senhora da Conceição
13/12
Ewá
Santa Luzia

Nenhum comentário:

Postar um comentário